Para comemorar o Dia Mundial da Fotografia (19/08), estamos trazendo um laureado que estudou um método de capturar imagens coloridas por meio do fenômeno de interferência!
Gabriel Lippmann, fÃsico e inventor, que em 1908 recebeu o Nobel de FÃsica, pelo seu método de reprodução fotográfica de cores com base em fenômenos de interferência 📷🌈.
O método de Lippmann trata-se da utilização de um espelho atrás de uma placa que consistia em um filme formado por várias camadas de grãos ultrafinos fotossensÃveis, mergulhado em um recipiente contendo mercúrio. Desta forma, era criado no filme, vários padrões de interferência, para cada cor do espectro visÃvel, os quais podiam ser diferenciados uns dos outros, devido ao comprimento das ondas eletromagnéticas, o espaçamento entre mÃnimos destrutivos era diferentes para cada cor do espectro visÃvel no filme.
Referências:
Gabriel Lippmann – Biographical. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2021. DisponÃvel em: https://www3.unicentro.br/petfisica/2018/05/20/premio-nobel-em-fisica-1908/;
Gabriel Lippmann – French physics. Britannica. DisponÃvel em: https://www.britannica.com/biography/Gabriel-Lippmann.
Tags: Laureados, Laureados da Óptica, Nobel