Menu

O País de Gigantes

O nome do Projeto se inspira na frase marcante do Gigante da Física, Sir Isaac Newton que de forma análoga se refere aos Grandes Nomes da Ciência Brasileira que pouco são comentados:

“Se eu vi mais longe, foi porque estava sobre os ombros de gigantes”.

Sir Isaac Newton – 1675.

A metáfora dos anões estarem sobre ombros de gigantes (em latim: nanos gigantum humeris insidentes) expressa o significado de “descobrir a verdade a partir das descobertas anteriores”. Esse conceito tem origem no século XII, e é atribuído a Bernardo de Chartres. Seu uso mais conhecido procede de Isaac Newton, que escreveu em 1675.

Nosso País possui grandes nomes que contribuiram para o avanço e desenvolvimento da Ciência e Tecnologia. Infelizmente alguns nomes são ofuscados e muito menos lembrados por terem desenvolvido algo anterior a outros pesquisadores. Este quadro promove uma correção histórica e a divulgação de Pesquisadores Brasileiros que por meio de suas pesquisas possibilitaram o avanço da Ciência.

Ilustração: Marcelo Jean Machado e Moisés Willian de Almeida.

A logo desta atividade tem como base três grandes pesquisadores que este País teve o prazer de criar. Ao centro temos Cesar Lattes, que descobriu uma partícula elementar chamada Méson pi que levou à concessão do Prêmio Nobel de 1950 (Cecil Powell). Foi também um dos principais responsáveis pela criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ao lado esquerdo,a Yvonne Mascarenhas, pioneira na química e a primeira mulher a ocupar um cadeira no Departamento de Física da Escola de Engenharia de São Carlos. Contribuiu tanto para a Ciência quanto para o movimento de igualdade de gênero do país.

A direita o notável Professor Sérgio Porto (1926 – 1979) que na década de 70 trabalhou com o Laureado em Física de 1964 (Charles Townes) por desenvolver o LASER nos Laboratórios Bell (EUA). Foi ele quem trouxe para o Brasil e viu a possibilidade das aplicações do LASER na área da Saúde.

Algumas publicações:

Universidade Federal do Paraná
UFPR OPTICA Student Chapter

UFPR OPTICA Student Chapter
81531-980 | Curitiba |
ufprstudentchapter@gmail.com
41 99826 5620
Universidade Federal do Paraná
UFPR OPTICA Student Chapter

UFPR OPTICA Student Chapter
81531-980 | Curitiba |
ufprstudentchapter@gmail.com
41 99826 5620

AGTIC nas Redes Sociais


AGTIC nas Redes Sociais