O nome do Projeto se inspira na frase marcante do Gigante da FÃsica, Sir Isaac Newton que de forma análoga se refere aos Grandes Nomes da Ciência Brasileira que pouco são comentados:
“Se eu vi mais longe, foi porque estava sobre os ombros de gigantes”.
Sir Isaac Newton – 1675.
A metáfora dos anões estarem sobre ombros de gigantes (em latim: nanos gigantum humeris insidentes) expressa o significado de “descobrir a verdade a partir das descobertas anteriores”. Esse conceito tem origem no século XII, e é atribuÃdo a Bernardo de Chartres. Seu uso mais conhecido procede de Isaac Newton, que escreveu em 1675.
Nosso PaÃs possui grandes nomes que contribuiram para o avanço e desenvolvimento da Ciência e Tecnologia. Infelizmente alguns nomes são ofuscados e muito menos lembrados por terem desenvolvido algo anterior a outros pesquisadores. Este quadro promove uma correção histórica e a divulgação de Pesquisadores Brasileiros que por meio de suas pesquisas possibilitaram o avanço da Ciência.
A logo desta atividade tem como base três grandes pesquisadores que este PaÃs teve o prazer de criar. Ao centro temos Cesar Lattes, que descobriu uma partÃcula elementar chamada Méson pi que levou à concessão do Prêmio Nobel de 1950 (Cecil Powell). Foi também um dos principais responsáveis pela criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e Tecnológico (CNPq).
Ao lado esquerdo,a Yvonne Mascarenhas, pioneira na quÃmica e a primeira mulher a ocupar um cadeira no Departamento de FÃsica da Escola de Engenharia de São Carlos. Contribuiu tanto para a Ciência quanto para o movimento de igualdade de gênero do paÃs.
A direita o notável Professor Sérgio Porto (1926 – 1979) que na década de 70 trabalhou com o Laureado em FÃsica de 1964 (Charles Townes) por desenvolver o LASER nos Laboratórios Bell (EUA). Foi ele quem trouxe para o Brasil e viu a possibilidade das aplicações do LASER na área da Saúde.
Algumas publicações: