Menu

Laureados da Óptica: Pieter Zeeman & Hendrik A. Lorentz e a Influência do Magnetismo sobre os Fenômenos de Radiação.

Para ver a ilustração completa, clique na imagem e será redirecionado ao Instagram.

Hendrik Antoon Lorentz

Nascido em Arnhem, na Holanda, filho de um dono de creche chamado Gerrit Frederick Lorentz e Geertruida van Gunkel, viveu entre 1853 e 1929. Aos 9 anos, perdeu sua mãe Geertruida, e tempos depois seu pai casou-se novamente.

Desde criança, mostrava interesse pela Física, considerado um aluno superdotado, ingressou na Universidade de Leyden onde recebeu seu B.Sc. licenciado em Matemática e Física em 1 ano e meio de graduação. Em 1872 voltou para Arnhem para se tornar professor da escola noturna ao mesmo tempo que se preparava sua tese de doutorado sobre a refração da luz. Aos 22 anos recebeu o titulo de Doutor, e aos 25 anos foi nomeado para a cadeira de Física Teórica de Leyden, recém- criada para ele.

Pieter Zeeman

Filho de  Catharinus Forandinus Zeeman e sua mulher, née Wilhelmina Worst, sendo seu pai o clerigo de Zomemaire, pequena ilha de Schouwen, Zeelan, na Holanda, nasceu em 25 de maio de 1865.

Zeeman entrou na Leyden University em 1885 e tornou-se principalmente aluno de Kamerlingh Onnes (Mecânica) e Lorentz (Física Experimental)

Lorentz e Zeeman descobriram e estudaram fenômenos como a Propagação, Reflexão e Refração da Luz, Teoria da Natureza do elétrons, Aberração Astronômica da Luz, o então Efeito Zeeman e diversos outros fenômenos variando desde hidrodinâmica a relatividade.

Em 1875, em sua tese de doutorado, Lorentz lapidou a grandiosa Teoria do Eletromagnetismo, desenvolvida por James Clerk Maxwell (um dos maiores nomes da Física). Antes da comprovação do elétron, Lorentz propôs que as ondas de luz eram consequências de oscilações de uma carga elétrica presente no átomo.

Com base nessa teoria seu aluno de doutorado, Peter Zeeman, buscou comprovar que a radiação de uma fonte de luz muda sua natureza na influência de forças magnéticas. Ou seja, na influência de um campo magnético, as linhas de um espectro de luz se dividem em várias outras linhas. E com a teoria de seu Professor (Lorentz), este fenômeno foi explicado.

Um fato curioso deste Prêmio é o trabalho desenvolvido em conjunto em duas vertentes da Física: O desenvolvimento de uma nova teoria do Eletromagnetismo com a Física Teórica (liderada pelo Lorentz) e a condução de experimentos que comprovam a teoria na Física Experimental (liderada pelo Zeeman).

Ilustração: Marcelo Jean Machado e Marcelo Prado Cionek. Texto: Matheus Henrique Reule.

Atualmente grande parte dos bens de consumo, equipamentos e comodidades utilzam-se de princípios magnéticos e radiação eletromagnética para funcionarem. Equipamentos como Computadores, Celulares, Antenas, Eletroímas, Bússolas, Microfones, Alto-Falantes, Motores e Geradores de Energia e muitos outros se aproveitam de princípios estudados e principalmente aprimorados pelos dois pesquisadores.

Também o magnetismo está atrelado aos fenômenos naturais, desde campos magnéticos planetários até níveis subatômicos, portanto essas investigações abriram novos horizontes para a Física e o conhecimento científicos em geral.

Referências Bibliográficas:

The Nobel Prize in Physics 1902. NobelPrize.org. Nobel Media AB 2021.<https://www.nobelprize.org/prizes/physics/1902/summary/>

Tags: ,
Universidade Federal do Paraná
UFPR OPTICA Student Chapter

UFPR OPTICA Student Chapter
81531-980 | Curitiba |
ufprstudentchapter@gmail.com
41 99826 5620
Universidade Federal do Paraná
UFPR OPTICA Student Chapter

UFPR OPTICA Student Chapter
81531-980 | Curitiba |
ufprstudentchapter@gmail.com
41 99826 5620

AGTIC nas Redes Sociais


AGTIC nas Redes Sociais