Ptolomeu e o Epílogo Cosmológico

Para fechar as tirinhas dos filosofos da biblioteca de Alexandria, temos Claurio Ptolomeu, um grande nome que deixou um grande legado para o conhecimento da humanidade

Texto: Moisés Willian de Almeida. Ilustração: Marcelo Prado Cionek.

Em inglês o Almagesto primeiro se chamava “Sintaxe Matemática”, depois “O Grande Tratado” e aí quando foi parar no mundo árabe chamaram de “al-majisá¹­Ä«” (O Maior) e voltando pra Europa virou o nome “Almagesto”

Na construção dessa obra, Ptolomeu sintetizou os trabalhos de Aristóteles (Tira VI), Posidônio (geógrafo e astrônomo), Hiparco (que descreveu a precessão dos equinócios) e outros, tornando-a uma das obras mais importantes e influentes da Antiguidade Clássica, sendo em treze volumes com tabelas de observações de estrelas e planetas e com um grande modelo geométrico do sistema solar, baseado na cosmologia aristotélica.

Tags: , ,
UFPR OPTICA Student Chapter