Mulheres na Óptica: Donna Strickland e o Nobel

A publicação do Mulheres na Óptica de hoje irá apresentar uma ganhadora do Nobel da Física, Donna Strickland, uma das quatro mulheres que foram laureadas com este importante prêmio.

Texto: Vanessa Bayerl.
Ilustração: Renata Eliodoro dos Santos.

Donna Strickland nasceu em 27 de maio de 1959, em Guelph, Canadá. Desde cedo se interessou por lasers, pois seu pai, que era engenheiro, um dia havia a levado a um museu de ciências e apontou laser como o futuro científico.

Se formou na McMaster University (Hamilton, Ontário) em Engenharia Física, em uma turma onde era uma de três mulheres entre 25 homens, no ano de 1981. Para seu doutorado se mudou para os Estados Unidos na Universidade de Rochester e em 1989, defendeu sua tese: “desenvolvimento de um laser ultra-brilhante e aplicação para ionização multifóton”.

Texto: Vanessa Bayerl.
Ilustração: Renata Eliodoro dos Santos.

Ainda durante o doutorado, orientada por Gérard Mourou, Donna desenvolveu a pesquisa que em 2018 lhe concederia o Prêmio Nobel. Publicada em 1985, a pesquisa tratava de um método de geração de pulsos ópticos ultracurtos de alta intensidade, denominado CPA (Chirped Pulse Amplification).

Ingressou como professora associada na Universidade de Waterloo em 1997, onde até hoje lidera um grupo de estudos com laser de alta intensidade. De 2011 a 2013, Donna foi vice-presidente da The Optical Society (atual OPTICA) e atualmente é membro tanto desta quanto da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos da América.

Para continuar conhecendo mais sobre a vida de Donna Strickland, clique aqui ou nas imagens acima.

Referências Bibliográficas:

Tags: ,