Dia da Fotônica

Texto: Yohan Szuszko Soares. Ilustração: Camille Vitória Unger.

Em 1983 no dia 21 de outubro foi a data em que a Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) adotou o valor de 299.792,458 Km/s para a velocidade da luz!

Fotônica é a ciência da luz, do grego, “fótons” significa luz. Uma analogia para entender o conceito é pensar na palavra dos elétrons. A fotônica é a ciência que estuda as formas de geração, transmissão e detecção de fótons, a luz.

Texto: Yohan Szuszko Soares. Ilustração: Camille Vitória Unger.

E em comemoração ao dia da fotônica, convidamos a todas e todos a conferirem o quebra-cabeça da Donna Strickland, que faz parte da série temática “Mulheres do Nobel” do projeto de extensão @mulheresnasciencias.ufpr Link quebra-cabeça.

Texto: Yohan Szuszko Soares. Ilustração: Camille Vitória Unger.

Donna Strickland, a terceira mulher a receber o Prêmio Nobel de Física, foi laureada pela criação de um método para amplificação de pulsos de laser, sendo utilizado atualmente por milhares de médicos em cirurgias oculares.