Mulheres na Óptica: Gisela Eckhardt e o LASER Raman 👩‍🔬.

No post de hoje apresentaremos a história de uma importante cientista para o campo da óptica, Gisela Eckhardt, a inventora do LASER Raman e uma das pioneiras no campo de Espectroscopia Raman Estimulada.

Texto: Vanessa Bayerl. Ilustração: Marcelo Jean Machado.

Gisela nasceu em 28 de outubro de 1926 na Alemanha. Graduou-se em física na Universidade de Johann Wolfgang Goethe em 1952 e depois, em 1958, recebeu sou doutorado.

Sua carreira começou quando ela e o marido (também com um doutorado em física) foram para os Estados Unidos onde seu primeiro emprego na área foi no Grupo RCA (Radio Corporation of America), um grande grupo de eletrônicos dos Estados Unidos.

Depois foi trabalhar no laboratório de semicondutores de Princeton, em Somerville, onde tinha um salário relativamente baixo. Lá ela fez importantes descobertas, porém isso não foi suficiente para promover sua carreira, no mesmo período disseram a ela abertamente que precisaria trabalhar duas vezes mais que um homem para ser promovida.

Texto: Vanessa Bayerl. Ilustração: Marcelo Jean Machado.

Para continuar conhecendo mais sobre a vida de Gisela Eckhardt, clique aqui ou nas imagens acima.

Referências Bibliográficas:

Tags: