O Vazio Aristotélico.

A primeira ideia que remete a Natureza Ondulatória da Luz, segundo os registros atuais, veio de Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) quando sugeriu que o Universo era preenchido pelo Éter, o chamado quinto elemento natural, e que a luz se propagava por ele, causando vibrações neste.

Texto: Moisés Willian de Almeida. Ilustração: Marcelo Prado Cioneck

Durante séculos os cientistas debateram sobre a natureza corpuscular ou ondulatória da luz, que envolveu grandes nomes como Isaac Newton, Jean Baptiste Biot, Roger Joseph Boscovich e Pierre-Simon Laplace — como os defensores da visão corpuscular —, e aqueles que não admitiam a existência do vácuo: Robert Hooke, Christiaan Huygens, Thomas Young, Augustin Jean Fresnel, Armand Fizeau e Jean Baptiste Foucault — defensores da visão ondulatória —.

Entre esta polêmica, duas coisas estavam em pauta: a primeira contrapunha o papel central da experiência no sistema newtoniano à especulação de cunho cartesiano, adotada por Huygens; o segundo fato era a aceitação do conceito ‘vácuo’ e suas implicações na teoria da luz: como poderiam ocorrer ações a distância no vazio?

Estes temas serão abordados ao avançar do tempo …

Tags: , ,