Homéro e a Origem do pensamento da Luz.

O termo ‘óptica’ demorou para surgir, mas já era algo que deixava os gregos a antiguidade curiosos, então em um certo momento começaram a questionar sobre a natureza da luz e foi na Grécia o berço desta área de estudo, assim como boa parte do conhecimento ocidental. O principal foco dos gregos era entender como funcionava o processo da visão, afinal se preocupavam com a questão de como nossos sentidos poderiam influenciar na forma como interpretamos o mundo ao redor.

O primeiro registro que temos, e o mais antigo, é de Homero (~ IX a.C.), conhecido principalmente por seus poemas Ilíada e Odisseia, mas que também buscou compreender o processo da visão e elaborou a ideia de que os olhos disparavam raios de luz que ao chegar a um objeto nos permitia enxergá-lo, tipo o Super Man, mas …

Texto: Moisés Willian de Almeida.
Ilustração: Marcelo Jean Machado.

Além disso, Homero imaginou a luz como sendo constituída por corpúsculos, isto é, sequência de partículas, um pensamento que foi predominante por séculos, e posteriormente inspirou Newton em seus escritos sobre a natureza da luz no famoso livro Óptica.

Tags: , ,