Eventos Futuros

Acompanhem nossos seminários online onde abordamos diversos tópicos da área da óptica!

Ilustração: Marcelo Jean Machado e Marcelo Prado Cionek.

Em Setembro teremos um Minicurso: Cosmologia

Ilustração: Camille Vitória Unger.

A cosmologia tem atualmente grandes questões em aberto, como a natureza da matéria escura e da energia escura. Ao mesmo tempo, o modelo cosmológico padrão está apoiado num entendimento bem estabelecido da estrutura e evolução do Universo. Neste minicurso será apresentado uma panorama introdutório da cosmologia, com enfoque astronômico. Na primeira parte, veremos como entender o tamanho e a idade do Universo, bem como o significado do Big Bang. Na segunda parte, estudaremos a radiação cósmica de fundo, que é observada em microondas e que nos traz informações detalhadas sobre as condições físicas do Universo primordial. Na terceira parte abordaremos a formação de galáxias e a questão de como um Universo inicialmente homogêneo veio a ficar como é hoje.

Para se inscrever:

UFPR OPTICA Student Chapter