A publicação do Mulheres na Óptica de hoje irá apresentar Mildred Spiewak Dresselhaus, conhecida como a “Rainha da ciência do carbono“.
Mildred nasceu no Brooklyn e teve uma infância pobre no Bronx. Seus estudos de música e violino lhe propiciaram uma bolsa para estudar no Hunter College, em NY, onde se formou em 1951. Em seguida ganhou uma bolsa para estudar na Universidade de Cambridge, Inglaterra, quando se iniciou na FÃsica. Ela se doutorou em 1958 na Universidade de Chicago, onde foi aluna de Enrico Fermi.
Mildred Dresselhaus foi a primeira mulher a ganhar a Medalha Nacional de Ciência em Engenharia dos EUA, recebedora da Medalha Presidencial de Liberdade dos EUA e pioneira nas propriedades eletrônicas dos materiais. Se destacou por seu trabalho em nanomateriais e outros sistemas nanoestruturais baseados em camadas de materiais. Ela era conhecida como a “Rainha da ciência do carbono“.
As dificuldades enfrentadas na carreira impulsionaram Millie a atuar nas questões de gênero, e suas ações no MIT rapidamente ganharam projeção internacional. Várias instituições adotaram medidas em favor de igualar as condições de trabalho e oportunidades de carreira cientÃfica para as mulheres. Ela coordenou várias comissões nacionais encarregadas de estimular e dar suporte à s mulheres nas áreas de fÃsica e engenharia.
Millie foi uma cientista brilhante, mas acima de tudo um ser humano incrÃvel, e como professora e orientadora, inspiradora! 
Para continuar conhecendo mais sobre a vida de Mildred Spiewak Dresselhaus, clique aqui ou nas imagens acima.
Referências Bibliográficas: