Laureados da Óptica: Robert Andrews Millikan por seu trabalho na carga elétrica elementar.

Roteiro: André Cestari e Yohan Szuszko Soare.
Ilustração: Marcelo P. Cionek.

Robert Andrews Millikan, foi um ciêntista estadunidense que fez contribuições imprescindíveis para a área da física, principalmente nos campos de óptica, eletricidade e física molecular.

Por esse motivo, recebeu em 1923, o Nobel de Física “por seus serviços na determinação numérica da carga elementar e comprovações do efeito fotoelétrico“.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é quadro-4-1024x1024.jpg
Roteiro: André Cestari e Yohan Szuszko Soares.
Ilustração: Marcelo P. Cionek.

Millikan foi vice-presidente do Conselho Nacional de Pesquisa durante a Primeira Guerra Mundial e desempenhou papéis fundamentais na elaboração de dispositivos anti-submarinos e meteorológicos.

Depois da guerra foi nomeado Diretor do Laboratório de Física Norman Bridge no Instituto de Tecnologia da Clifórnia e Presidente do Conselho Executivo do Instituto, até sua aposentadoria. Robert Faleceu em 19 de dezembro de 1953.

Quer saber mais? Clique neste texto ou nas imagens acima!