Laureados da Óptica: Guglielmo Marconi & Karl F. Braun e o Telégrafo.

Guglielmo Marconi nasceu na Itália em 1874, foi um físico, engenheiro e um grande inventor que estudou sobre as ondas de rádio e seus meios de transmissão junto com o físico alemão Karl Ferdinand Braun, nascido em 1850.

Ilustração: Marcelo Prado Cionek. Texto: Matheus H. Reule.

Marconi desde cedo se interessou pelo campo do eletromagnetismo, estudando os trabalhos notáveis dos principais físicos de época, James Clerk Maxwell, Heinrich Hertz, Nikola Tesla e outros. Com a descoberta da natureza da luz como uma onda eletromagnética, Guglielmo começou a pesquisar formas e métodos de transmissão dessas ondas, criando assim um aparato capaz de transmitir sinais sem fio numa distância de mais de dois quilômetros. Assim, surge os primeiros experimentos com o telégrafo.

Ilustração: Marcelo Prado Cionek. Texto: Matheus H. Reule.

Devido a esta invenção e o seu aprimoramento para as necessidades atuais, foi possível desenvolver tecnologias que hoje são insdespensáveis em nosso dia a dia como por exemplo: internet, wireless, rádio, televisão e o GPS.

Para ver o restante das ilustrações e saber como funciona o telégrafo clique nas imagens acima ou nesse trecho!

Referências:

The Nobel Prize in Physics 1909. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2021. ,