Laureados da Óptica: Albert Abraham Michelson e a Velocidade da Luz.

Albert Abraham Michelson recebeu o Nobel de Física em 1907, por seus experimentos envolvendo o interferômetro.

Ilustração e Design: Maria Jackeline dos Santos e Marcelo Machado. Texto: Rebeca Gonçalves Pereira.

O interferômetro é uma aparelho utilizado para efetuar medidas de ângulos e distâncias, usando como recurso a interferência das ondas eletromagnéticas.

Para ver todas as ilustrações e história completa, clique na imagem. Ilustração: Maria Jackeline dos Santos e Marcelo Machado. Texto: Rebeca Gonçalves Pereira.

Os interferômetros são muito utilizados em radioastronomia, onde são utilizadas duas antenas posicionadas por exemplo leste-oeste, mas apontando para o sul. Estando ambas antenas com o mesmo objeto emissor em seu foco alimentam o mesmo receptor. A interferência causada pela distância e pela diferença de fase entre as duas antenas gera sinais fortes e nulos correspondentes à franjas brilhantes e escuras, sendo possível então a determinação da distância do corpo celeste. Inclusive a primeira medição do tamanho de uma estrela, aconteceu em 1920 usando um interferômetro de 6 metros ligados a um telescópio de 254cm.

Tags: , , ,